Home / Áreas de plantio
Em 2020 o Pantanal passou pelo maior incêndio já registrado, com cerca de 30% de sua área queimada. Uma das áreas mais castigadas pelos incêndios foi a Rede de Proteção da Serra do Amolar (RPCSA), um complexo de áreas protegidas sob gestão do Instituto Homem Pantaneiro. Apesar da resiliência do bioma, onde muitas dessas áreas estão se recuperando, há áreas com recuperação muito lenta e que necessitam intervenção para se restabelecerem. Com isso, o objetivo deste projeto é mitigar as ações dos incêndios de 2020 no território da Rede de Proteção de Conservação da Serra do Amolar (Pantanal), através da recuperação de uma área de lenta regeneração na RPPN Engenheiro Eliezer Batista, e da prevenção e manejo integrado do fogo em todo o território da Rede Amolar.
Para atingir este objetivo iremos elaborar um plano de recuperação de áreas degradadas em 30 ha na RPPN Engenheiro Eliezer Batista através de: a) diagnóstico das áreas e avaliação do potencial de regeneração natural por hectare; b) Identificação de áreas prioritárias para ações de intervenção na RPPN-EEB, considerando necessidade de restauração e/ou ações de prevenção de incêndios (MIF); c) previsão de técnicas de restauração ecológica para cada hectare analisado (regeneração natural assistida, produção de mudas local/mudas comercial, transplante de plântulas, semeadura – muvuca e nucleação); d) Identificação das espécies de plantas sensíveis ao fogo e de interesse para as comunidades tradicionais.
Depois da elaboração do plano iremos implementá-lo para promover a restauração ecológica através de: a) planejamento da capacitação para coleta de propágulos (sementes ou plântulas) das espécies de interesse e produção do guia de coleta; b) execução da capacitação e acompanhamento da coleta de propágulos com a comunidade; c) plantio de restauração nas áreas prioritárias selecionadas conforme o potencial de regeneração; d) e por fim avaliar o sucesso e estabelecimento de cada técnica aplicada na região (Manutenção e monitoramento).
Além de mitigar os efeitos do fogo de 2020 através da recuperação das áreas da RPPN-EEB, temos o objetivo de reduzir os incêndios florestais em toda a área da Rede do Amolar, através das seguintes atividades: a) realizar ações de prevenção de incêndios florestais, b) realizar ações educativas de prevenção de incêndios florestais, c) realizar ações de combate a incêndios florestais e Manejo Integrado do Fogo (MIF), e d) co-Construir um sistema operacional online de previsão sazonal de probabilidade de queimadas e incêndios para a Serra do Amolar.
O projeto terá duração de 18 meses e ao final deste prazo espera-se que tenhamos recuperado 30 hectares das áreas atingidas pelo fogo em 2020 na RPPN-EEB, classificadas como prioritárias pelo plano. Esperamos que a comunidade esteja capacitada para coletar sementes e produzir mudas, assim como para conduzir projetos de recuperação e monitorar as áreas recuperadas, possibilitando a continuidade do projeto. Esperamos que as ações de educação ambiental, e prevenção contra incêndios (construção de aceiros e acessos) evite incêndios na proporção dos de 2020. Esperamos também que o sistema de alerta auxilie no combate aos incêndios, assim como os equipamentos para deslocamento da brigada.
RPPN Acurizal
30 hectares
240000 hectares
30000 mudas
Siga-nos nas redes sociais:
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Privacidade!